
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB/MT) aprovou em dezembro de 2025 diversos cofinanciamentos estaduais excepcionais para serviços de saúde em municípios do Estado.
Os valores totalizam mais de 15 milhões de reais, destinados à manutenção, qualificação, custeio e investimento em serviços de atenção básica, média e alta complexidade de saúde. Os repasses contemplam municípios como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Terezinha, Paranaíta, Ribeirão Cascalheira, Confresa, Guiratinga, Porto Estrela, Porto Alegre do Norte, Vera, Alto Paraguai, Juscimeira, Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, entre outros.
Os repasses financeiros ocorrerão na modalidade fundo a fundo, do Fundo Estadual de Saúde direto aos fundos municipais. Para formalização dos repasses, é necessária a celebração e assinatura prévia de Termos de Compromisso entre a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios beneficiados.
Os recursos aprovados possuem condições restritivas, como a vedação de utilização para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionistas, e a obrigação da prestação de contas por meio do Relatório Anual de Gestão dos municípios, além de outros mecanismos vigentes de monitoramento.
Esses investimentos visam a melhorar a oferta de serviços públicos de saúde, contribuir com a aquisição de equipamentos, ampliar a capacidade de atendimento em diversas áreas e fortalecer a gestão dos serviços em todo o território mato-grossense.
Destaque para o município de Lucas do Rio Verde, que recebeu autorização para repasse de 5.320.000 reais para custeio e manutenção; Sorriso, com 2 milhões de reais para custeio e investimentos; e Santa Terezinha, com 3 milhões de reais para conclusão da reforma do hospital municipal local.