Cuiabá aprova relatório e diretrizes da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Evento ocorrido em 17 e 18 de junho de 2025 reuniu 191 participantes e definiu prioridades para o SUAS

19/12/2025 às 19:34
Por: Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), aprovou o relatório final da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2025, no Centro de Formação da Escola Cuiabana. O evento teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e contou com a participação de 191 pessoas, entre representantes do governo, sociedade civil, entidades e usuários do sistema.

 

Organizada para avaliar os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Cuiabá, a conferência teve debates distribuídos em cinco eixos temáticos centrais: universalização do SUAS, aperfeiçoamento contínuo, integração de benefícios e serviços, gestão democrática e sustentabilidade financeira. Durante os trabalhos, foram apresentadas prioridades para o município, estado e união, destinadas a fortalecer o sistema e garantir a oferta de serviços socioassistenciais qualificados.

 

Participação e organização

A conferência contou com ampla participação social, incluindo gestores, técnicos, trabalhadores do SUAS, representantes de entidades de assistência social e usuários. Foram observados critérios de inclusão e diversidade, assegurando a presença de pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAPN+, idosos, jovens, adolescentes e grupos populacionais tradicionais e específicos, como povos indígenas e comunidades quilombolas.

 

A gestão do evento comprovou efetividade, recebendo avaliações majoritariamente positivas quanto à mobilização, infraestrutura, acessibilidade, programação e participação dos presentes. Além disso, os participantes destacaram a ampliação de conhecimentos sobre a assistência social e os desafios do sistema no município.

 

Deliberações e encaminhamentos

Foram definidas 25 prioridades para cada esfera de governo e moções com recomendações, incluindo repúdio à demora na entrega do benefício eventual de alimentação nos últimos seis meses. A conferência também elegeu delegados para representar Cuiabá na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social.

 

O relatório e as deliberações aprovadas fundamentam o planejamento do SUAS para os próximos anos, visando garantir proteção social não contributiva, reduzir desigualdades e fortalecer a participação democrática na política pública.

© Copyright 2025 - Cuiabá Hoje - Todos os direitos reservados