O Conselho Municipal de Transporte (CMT) de Cuiabá realizou sessões julgadoras em janeiro de 2026 nas quais decidiu sobre diversos recursos administrativos referentes a autos de infração aplicados a empresas de transporte, especialmente à Integração Transportes Ltda e à VPAR Transportes e Serviços SPE Ltda.
As decisões abrangem desde a manutenção das multas impostas por descumprimento de ordens de serviço operacional, atrasos em viagens e infrações relacionadas a horários e itinerários, até a anulação de autos de infração por vícios formais, como rasuras que comprometem a identificação dos dados essenciais e ferem o direito à ampla defesa.
Diversas infrações ao artigo 1º, inciso II, combinado com o artigo 2º do anexo I da Lei Municipal nº 5.766/2013 foram analisadas. A maioria das multas mantidas tem valor de duzentos e cinquenta reais ou, em casos de infrações mais graves como descumprimento de ordens administrativas, o valor chega a oitocentos e vinte e seis reais.
O CMT reiterou a presunção de veracidade e legitimidade dos atos administrativos, destacando a falta de provas robustas por parte das recorrentes para justificar o cancelamento ou desclassificação das multas aplicadas.
Foram realçados princípios como a legalidade, tipicidade e a necessidade de observância estrita dos procedimentos formais, evidenciando que falhas subjetivas ou processuais, como rasuras e ausência de dados essenciais nos autos, podem motivar a nulidade dos processos, conforme decidido de ofício pela 1ª Turma Julgadora.
As decisões confirmadas determinam que as multas devem ser quitadas no prazo legal sob pena de inscrição dos débitos em Dívida Ativa do Município. O órgão responsável pela mobilidade urbana enfatizou a importância do respeito às ordens de serviço operacional para garantir a regularidade e eficiência do serviço público de transporte coletivo.
Os processos revisados refletem a atuação contínua da Prefeitura Municipal de Cuiabá na fiscalização e regulação do transporte urbano, assegurando transparência e responsabilidade na prestação desse serviço essencial à população.