
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cuiabá aprovou, em reunião ordinária realizada em 2 de dezembro de 2025, o Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde.
O documento apresenta dados detalhados da execução orçamentária, produção de serviços e análises conjunturais da saúde municipal. Para o 1º quadrimestre, foi registrada uma dotação orçamentária inicial superior a um bilhão e duzentos e trinta e um milhões de reais, com suplementações que elevaram o valor em 2,85%.
Entre os pontos destacados, houve empenhos de cerca de seiscentos e cinquenta e oito milhões de reais no primeiro quadrimestre, com 52% do saldo orçamentário utilizado.
Também salientou-se um déficit de aproximadamente vinte e cinco milhões de reais em recursos provenientes do Fundo a Fundo Estadual/SES, em função de descontos decorrentes de intervenções estaduais anteriores.
A força de trabalho da Secretaria foi reestruturada com convocação de servidores concursados, representando cerca de 73% de efetivos entre um total de mais de seis mil profissionais ativos.
O Conselho recomendou a ampliação das ações de prevenção e promoção em saúde, o aumento do financiamento para Atenção Primária, melhoria no monitoramento e avaliação da execução das ações, fortalecimento da educação permanente em saúde, e aprimoramento da gestão da assistência farmacêutica entre outras ações.
Também foi aprovado o Parecer Favorável da Comissão de Controle e Avaliação do CMS a alterações no plano de trabalho relacionadas à emenda parlamentar de R$ 2 milhões para a reestruturação da saúde mental do município.
O relatório evidencia um compromisso municipal para ampliar investimentos em saúde, privilegiando o modelo de cuidado integral e redes de atenção que promovam a prevenção e o acompanhamento contínuo da população.