Domingo, 07 de Dezembro de 2025

Prefeito de Cuiabá vai regularizar novas áreas invadidas e atender 30 mil pessoas

Prefeito anuncia medidas para reduzir ocupações irregulares em Cuiabá

03/12/2025 às 18:42
Por: Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (02.12) que a Prefeitura vai iniciar um programa de regularização fundiária na Capital. O objetivo é atender famílias que vivem em áreas invadidas ou ocupações irregulares, oferecendo lotes urbanizados e apoio à construção de moradias.

“Não vai ser só o Contorno Leste. Outros locais que estão há muito tempo invadidos, onde a Polícia Militar ou a ordem pública da prefeitura não conseguiram atuar na época, também vão passar por regularização”, afirmou o prefeito durante visita à Câmara Municipal.

Segundo Brunini, mais de 30 mil pessoas em Cuiabá estão em condição de sem moradia, a maior parte mulheres chefes de família. Ele destacou que nos últimos anos não houve programas habitacionais efetivos na cidade, citando a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD).

“Precisamos fazer um grande programa de habitação voltado a lotes e casas, tirando as pessoas da informalidade. Tenho certeza de que, se a prefeitura e o governo do estado trabalharem juntos, será possível reduzir significativamente as invasões”, afirmou.

Brunini explicou que o programa estadual “Ser Família Habitação” poderá ser usado para apoiar a construção das casas. O recurso, que atualmente financia a entrada de famílias no Minha Casa Minha Vida, poderá ser direcionado para compra de materiais de construção. Além disso, a Prefeitura pretende disponibilizar lotes públicos para viabilizar o programa de regularização.

O prefeito também alertou que o problema das ocupações pode se estender para cidades do interior de Mato Grosso, devido à chegada de trabalhadores de outros estados, pagando aluguéis elevados em municípios com planejamento imobiliário insuficiente.

© Copyright 2025 - Cuiabá Hoje - Todos os direitos reservados