Segunda, 25 de Agosto de 2025

Morre Jaguar, renomado cartunista e chargista, aos 93 anos no Rio

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, deixa um legado de humor e crítica na imprensa brasileira, marcado pela criação do personagem Sig e atuação no jornal O Pasquim.

24/08/2025 às 20:26
Por: Redação

Morre Jaguar, renomado cartunista e chargista, aos 93 anos no Rio

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, morreu neste domingo (24), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa D´Or.

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que o artista estava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. "Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira", diz o documento.

Notícias relacionadas:

Jaguar começou a carreira em 1952, quando trabalhava no Banco do Brasil. Publicou um desenho na coluna de humor Penúltima Hora no jornal Última Hora (RJ). Depois passou a publicar charges na revista Manchete (RJ). O pseudônimo Jaguar foi sugestão de Borjalo.

Durante a ditadura, lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, mascote do jornal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fundadores. O artista foi preso uma vez e enfrentou processos no período.

Morre o cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI
Morre o cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI - Foto ABI

Confira a nota do hospital sobre a morte de Jaguar:

"O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento do Sr. Sérgio de Magalhães Jaguaribe, conhecido como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domingo. O paciente se encontrava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira".

*Matéria em atualização