Sábado, 09 de Agosto de 2025
O Governo de Mato Grosso, sob a gestão do governador Mauro Mendes, vai substituir mais de 1.300 pontes de madeira em todo o Estado até o final de 2026. A iniciativa abrange tanto a troca dessas estruturas por novas pontes de concreto quanto a instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos em substituição às travessias antigas.
Trata-se de parte do maior programa de construção de pontes já lançado no país, viabilizado em 2020 por um empréstimo de 550 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal, que pretende atingir todos os 141 municípios mato-grossenses com estruturas permanentes. Os números referem-se a obras em rodovias estaduais e estradas vicinais municipais, eliminando pontos críticos de logística em diversas comunidades.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já concluiu 222 pontes de concreto, enquanto outras 130 estão em construção e 23 em fase de licitação, totalizando 375 estruturas de concreto planejadas para os próximos anos. Um exemplo emblemático desse esforço é a ponte sobre o Rio do Sangue, na rodovia MT-242 entre Brasnorte e Juara, inaugurada no lugar da antiga ponte de madeira. Com 214 metros de extensão e investimento de 13 milhões de reais, a nova travessia de concreto substituiu a segunda maior ponte de madeira do Estado, que antes não possuía proteção lateral e permitia a passagem de apenas um veículo por vez. Construções como essa garantem mais segurança e agilidade no tráfego, especialmente em áreas rurais antes isoladas por estruturas precárias.
Do total de pontes de concreto planejadas, nove estão sendo edificadas para substituir antigas balsas utilizadas na travessia de rios. Essas pontes sobre cursos d’água mais extensos eliminam a dependência de embarcações lentas e inseguras, garantindo mais rapidez e confiabilidade no transporte em regiões que antes dependiam de ferry boats. As demais pontes de concreto em construção irão substituir pontes de madeira que apresentavam risco ou restrições de uso, consolidando uma malha viária mais moderna em Mato Grosso.
Paralelamente às grandes pontes de concreto, a Sinfra investe na implantação de aduelas de concreto pré-moldado e tubos corrugados de aço galvanizado para viabilizar a passagem de pequenos cursos d’água em estradas vicinais. Esses serviços são executados em parceria com as prefeituras, associações e consórcios locais, por meio de convênios e doações de materiais. O objetivo é substituir pontes de madeira de menor porte por estruturas subterrâneas duráveis (como bueiros e galerias), que demandam menos manutenção e suportam melhor o tráfego, mesmo em períodos chuvosos.
Como resultado desse trabalho, 565 pontes de madeira já foram completamente eliminadas e substituídas por aduelas ou tubos metálicos em diversas estradas. Outras 367 substituições do tipo estão em fase de execução – seja com convênios já firmados ou com os materiais entregues aguardando a instalação. No total, são 932 intervenções dessa natureza concluídas ou em andamento no Estado, melhorando a infraestrutura rural e prevenindo interrupções em vias antes cortadas por pontes antigas.
Somando os esforços em pontes de concreto, aduelas e tubos, Mato Grosso já conta com 787 novas travessias entregues e outras 520 em execução. Esse conjunto corresponde a pelo menos 1.307 substituições de travessias precárias – incluindo 1.298 pontes de madeira retiradas e nove balsas que darão lugar a estruturas fixas até 2026. E o número deve crescer: a Sinfra prevê adquirir mais conjuntos de aduelas e tubos nos próximos anos para dar continuidade ao programa de substituição, ampliando ainda mais a abrangência do projeto. Entre 2019 e 2024, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 22,9 bilhões em obras públicas em todas as regiões do Estado, reflexo de uma política de infraestrutura robusta viabilizada pelo equilíbrio fiscal conquistado na gestão atual. Com as finanças em ordem – o Estado mantém nota A+ em capacidade de pagamento, segundo o Tesouro Nacional– foi possível ampliar os investimentos sem comprometer as contas públicas, criando bases sólidas para iniciativas como a substituição das pontes de madeira.
Na prática, o programa promove economia aos cofres públicos a longo prazo e mais sustentabilidade, alinhando progresso econômico com responsabilidade ambiental em Mato Grosso.
Os avanços obtidos com o programa de pontes integram um conjunto maior de realizações da gestão Mauro Mendes para impulsionar Mato Grosso. Graças a medidas de austeridade e incentivo ao setor produtivo, o Estado atravessa um ciclo de forte desenvolvimento, reconhecido inclusive em âmbito nacional. Segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada em 23 de maio de 2025, 82,7 % dos mato-grossenses aprovam a gestão do governador Mauro Mendes, reforçando seu elevado índice de avaliação positiva. Esse respaldo reflete a confiança da população na condução administrativa atual, que tem entregado obras estruturantes em ritmo acelerado e transformado desafios crônicos – como as pontes de madeira precárias – em soluções permanentes.