Sábado, 06 de Setembro de 2025
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, apela para o fim do uso dos combustíveis fósseis e desmatamento, respeitando as limitações de cada país. Em Adis Abeda, capital da Etiópia, a ministra participou do encerramento do Balanço Ético Global, iniciativa em parceria com as Nações Unidas (ONU) para aumentar a participação da sociedade civil na COP30.
Marina enfatiza, 'Precisamos iniciar o planejamento de forma justa para o fim do desmatamento e o fim dos combustíveis fósseis. Não podemos mais continuar sem atacar as causas da mudança do clima.'
A ministra destaca que o grande desafio da transição energética é auxiliar os países que não possuem condições econômicas para abandonar os combustíveis fósseis por conta própria. Ela acredita que é fundamental considerar as diferenças entre os países, suas necessidades e dificuldades.
O combate às mudanças climáticas enfrenta a oposição de 'poderosos', que resistem aos esforços para a transição energética. Com o retorno de Donald Trump à presidência, os Estados Unidos (EUA) anunciaram a saída do Acordo de Paris.
Na COP30, no Brasil, o governo espera definir as metas para o abandono do uso dos combustíveis fósseis, além de alcançar o desmatamento zero até 2030. O objetivo da presidência brasileira na COP30 é criar mecanismos financeiros para viabilizar esse financiamento para transição energética e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.