Terça, 09 de Setembro de 2025

Ameaça da crise climática ao cultivo de alface em campo aberto, alerta Embrapa

Estudo projeta inviabilidade do cultivo de alface em campo aberto devido às mudanças climáticas

08/09/2025 às 20:37
Por: Redação

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o aumento da temperatura provocado pelas mudanças climáticas pode tornar inviável o cultivo de alface em campos abertos no país durante o verão daqui a cerca de 50 anos.

Em um cenário otimista de aquecimento global, nos últimos 30 anos deste século, 97% do território brasileiro terá risco climático alto ou muito alto para cultivo de alface em campo aberto durante o verão.

A pesquisa indica que hortaliças, como a alface, são vulneráveis a altas temperaturas, necessitando de clima ameno e boa umidade para o desenvolvimento pleno.

Os pesquisadores alertam para a necessidade de desenvolver estratégias de adaptação e salientam a importância de sistemas produtivos adaptados ao clima, especialmente para hortaliças, que são mais sensíveis que as grandes culturas como milho ou soja.

Os dados do estudo ilustram que todas as regiões do Brasil apresentam risco climático alto, com exceção de uma área pequena no sul do país, com risco moderado. No pior cenário, o território brasileiro é todo tomado pelo risco muito alto, e somente a faixa litorânea tem risco alto.

A Embrapa, que foi criada na década de 70 para desenvolver soluções agropecuárias, tem linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de tipos de alface com maior tolerância ao calor e sistemas de produção sustentáveis diante de condições adversas.

Notícias Mais Vistas