Sexta, 01 de Agosto de 2025
O poeta e músico Arnaldo Antunes compartilhou memórias da relação que tinha com Paulo Leminski, o autor homenageado pela 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na noite de abertura do evento.
Além de apresentar e comentar obras de Leminski, Antunes lembrou cenas que viveram juntos e discorreu sobre a parceria entre os dois na arte. O artista foi aplaudido diversas vezes após recitar poesias e cantar no palco.
Entre as histórias da carreira de Leminski, Arnaldo Antunes destacou as biografias diversas que ele escreveu e a explosão dos interesses multifacetados de Leminski.
Arnaldo Antunes contou que conheceu a obra do Leminski antes de conhecê-lo pessoalmente, e que se encantou com o romance Catatau, que ganhou de presente no final dos anos 70. Ele também compartilhou detalhes sobre a amizade e parceria entre eles, incluindo a vez em que compuseram uma música juntos.
Em homenagem a Leminski, Antunes destacou a maneira como ele vivia a poesia, incluindo o fato de que ele presenteava pessoas com seus poemas mais recentes.
O programa oficial da festa internacional de Paraty é composto por 21 mesas literárias, com autores brasileiros e estrangeiros, e curadoria de Ana Lima Cecilio.