Sábado, 09 de Agosto de 2025
Nesta sexta-feira (8), Rio de Janeiro e Niterói apresentaram oficialmente sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports em Assunção, Paraguai. A escolha da sede será realizada em outubro, em Santiago, no Chile.
Assunção, capital do Paraguai, é a única concorrente da candidatura brasileira.
Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), destacou que a realização dos jogos no Rio de Janeiro impulsionará o desenvolvimento esportivo no continente americano, através de intercâmbios, seminários e treinamentos.
“Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031.”
Os prefeitos do Rio de Janeiro e Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, também marcaram presença no evento. Paes ressaltou a infraestrutura hoteleira da cidade e a parceria público-privada para a construção da vila pan-americana na zona portuária.
“Junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto”, disse Paes.
Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, enfatizou o legado dos jogos para o continente e o poder do esporte como ferramenta de transformação social. Isabel Swan, vice-prefeita e medalhista olímpica, complementou que a maior parte das instalações já está pronta.
“Poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível.”
A comitiva brasileira contou com a presença de Agberto Guimarães, diretor do comitê de candidatura e medalhista pan-americano; Iziane Marques, secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte; Yane Marques, vice-presidente do COB e medalhista olímpica; e Emanuel Rego, diretor-geral do COB e campeão olímpico.
Também participaram como convidados Bernard Rajzman, membro do Comitê Olímpico Internacional; Hortência Marcari, medalhista de ouro no basquete; e Thiago Pereira, maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos.