30/06/206 – Para organizar os Jogos Escolares da Juventude, é preciso mobilizar dezenas de servidores estaduais e municipais. Esse trabalho é realizado em Araputanga, que recebe a primeira das três etapas estaduais dos jogos escolares.

Nesta quarta-feira (29.06) foi realizada a reunião técnica com professores e dirigentes das equipes que participam da competição. Os coordenadores dos jogos falaram da importância pedagógica que o evento possui. “Não é a apenas competição. Quando os alunos participam dos jogos eles também são envolvidos num processo de aprendizagem e de formação enquanto indivíduo”, destacou o coordenador geral dos jogos, Manoel Fonseca.

O gerente de Esportes e Lazer de Araputanga, Hudson Ricardi, destacou o quanto está sendo difícil preparar os jogos na cidade, mas que ao mesmo tempo tudo é feito com dedicação e carinho para que outras cidades se sintam acolhidas em Araputanga. “Estou sem dormir direito há dois dias e ainda tem muita coisa para fazer. Mas com certeza não vamos medir esforços para que tudo ocorra bem durante os dias de competição”, garantiu.

As delegações começaram a chegar na cidade, localizada na região oeste do estado. No estádio de futebol da cidade, Marcio Mendes, alguns atletas já se aquecem e treinam para a competição. No local também foi montada a estrutura da solenidade de abertura dos jogos, que será nesta sexta-feira (01.07).

Na reunião técnica, o secretário adjunto de Esporte Lazer, Pedro Luiz Sinohara, revelou que a partir dessa etapa começa a ser desenvolvida uma parceria com o Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os profissionais da Unemat mapearão os atletas estudantis, coletando dados como altura, peso e circunferência dos jovens. Essas informações vão servir de subsídio para desenvolver o esporte em Mato Grosso.

Araputanga sedia os jogos individuais, que reúnem 1.888 atletas, de 12 a 17 anos, de 29 municípios do estado. Essa competição classifica os estudantes que irão representar Mato Grosso na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.

 

Redação Cuiabahoje/Fonte Gcom