30/09/2016 – O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realiza às 14h deste sábado (1º/10) a cerimônia de oficialização do “Sistema de Gerenciamento”, responsável por receber os votos oriundos das urnas eletrônicas e totalizá-los. As 60 zonas eleitorais do Estado também farão suas cerimônias entre 14h às 17h.

Também compete ao Sistema de Gerenciamento imprimir os relatórios oficiais no final de apuração e totalização dos votos, os quais serão anexados ao processo das Eleições Municipais 2016.

A Justiça Eleitoral convida os representantes dos Partidos Políticos e Coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Eleitoral a participarem da cerimônia, pois no final da solenidade será emitido o relatório Zerésima, com a finalidade de comprovar a inexistência de voto computado no sistema.

Nos municípios com mais de uma zona eleitoral, as que não receberam a atribuição de totalizadora não poderão realizar o procedimento de oficialização, enquanto a zona totalizadora não concluir a oficialização.

A Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT disponibilizou no portal interno, de acesso exclusivo dos servidores, um guia contendo instruções para a realização de Apuração e Totalização das Eleições 2016, bem como o passo a passo do procedimento de oficialização do Sistema de Gerenciamento.

Por: Andréa Martins Oliveira