01/07/2016 – As 141 Unidades Locais de Execução (ULE) e as 13 Unidades Regionais de Supervisão (URS) do Instituto de Defesa do Estado de Mato Grosso (Indea)  voltam a funcionar, em sua totalidade, na próxima segunda-feira (04.07). Algumas unidades já haviam retomado o atendimento ao público, realizando a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) para todas as finalidades. Dados levantados pela administração do Indea apontam que das 141 unidades, 106 realizaram atendimento na última quarta-feira (29.06), e, juntas, emitiram 2.222 GTAs.

A média diária de emissões de GTAs é de 4 mil nas ULEs. Até às 15h de quinta-feira (30.06), foram emitidas 2.582 GTAs, sendo que 347 foram expedidas pelos produtores, por meio do sistema Módulo do Produtor.

No dia 13 de junho, servidores representados pelo Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa), voltaram a emitir GTA para as atividades de suinocultura e piscicultura. Na mesma semana, eles optaram por retornar aos postos de trabalho e seguir com as negociações com o Executivo estadual após a decisão judicial proferida pela desembargadora Serly Marcondes Alves, que considerou a paralisação ilegal.

Comunicação

O Indea estendeu até 11 de julho o prazo para a comunicação da vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa em todo o estado. Para a comunicação da primeira etapa de vacinação do rebanho contra brucelose, o prazo será até 15 de julho.

Servidores do Indea representados pelo Sindicato do Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap-MT), decidiram pelo fim da greve, nesta quinta-feira (30.06).

 

Redação Cuiabahoje; Maria de Freitas