09/02/2019  O projeto de circulação Origens – Quilombo da Liberdade, executado pelo Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade (DF), é uma das opções de cultura e lazer para os cuiabanos neste fim de semana. O evento, que está há três anos percorrendo diferentes regiões do país, terá duas apresentações. A primeira será na Orla do Porto, em Cuiabá, e a outra no Quilombo de Mata Cavalo (a 50 quilômetros da Capital), em Nossa Senhora do Livramento. Todas as apresentações são gratuitas.

O espetáculo Origens – Quilombo da Liberdade aborda aspectos da história do povo africano, a formação da cultura e da sociedade brasileira a partir da influência afrodescendente. “O intuito é que haja uma reflexão sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira”, explica a sinopse.

A apresentação ocorre sábado (09.01) na Orla do Porto, às 20h, próximo ao Museu do Rio. No domingo (10.01) será no quilombo de Mata Cavalo, começando às 12h. O espetáculo contará com participação de grupos de dança regionais, e é composto por referências de mitos e ritos, mesclando com capoeira e danças afrodescendentes.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) é uma das instituições parceiras do evento. Além da programação artística, a Pasta apoiou o debate ‘Tambores da Liberdade’, realizado nesta quinta-feira (07.02), na Casa Cuiabana.

 

Por; Graciele Leite | Secel-MT