11/09/2018 – Motivados a fortalecer parcerias a fim de disponibilizar os melhores serviços para os turistas nacionais e internacionais que visitam o Brasil, representantes da Associação Nacional Brasil Total Receptivos (ANBTR) estiveram, nesta terça-feira (9), reunidos com a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, que, durante o encontro, se colocou à disposição para futuros acordos em conjunto com a entidade, para melhor promoção e divulgação de produtos, atrativos e destinos turísticos brasileiros.

Teté Bezerra lembrou que, apesar de o trabalho da Embratur estar relacionado diretamente com a promoção no exterior, a autarquia e o Ministério do Turismo podem formar uma rede parceira, com o objetivo de aumentar, ainda mais, o interesse dos turistas pelo Brasil.

“Colocamo-nos à disposição para, principalmente, fornecermos informações com a opinião do trade internacional sobre o receptivo brasileiro. Esses materiais estão disponíveis nas nossas plataformas digitais, por exemplo. Nosso objetivo é fortalecer o setor internamente para melhor atendermos o viajante estrangeiro. Por isso, é fundamental estabelecermos contatos com as entidades brasileiras, assim como é feito com a Braztoa, ABAV, entre outras”, garantiu a presidente da Embratur.

Ela aproveitou para apresentar o portal Visit Brasil MarketplaceA nova plataforma de geração de negócios entre o trade brasileiro e o internacional pode ser considerada a versão digital das feiras de turismo atuais. O produto tem como objetivo conectar fornecedores brasileiros aos compradores internacionais, ampliando o relacionamento e gerando dados de inteligência competitiva para o setor no Brasil.

A presidente sugeriu, ainda, aos representantes da ANBTR que comecem a pleitear uma vaga no Conselho Nacional de Turismo (CNT), que é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados. O CNT é composto por representantes do Governo Federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.

“O trabalho junto aos receptivos que a entidade promove é imprescindível. A ANBTR precisa ser reconhecida, pois representa os principais atores no acolhimento ao turista. É um segmento em forte ascensão. Com o crescimento do turismo e a exigência cada vez maior do público, requer um atendimento melhor em cada destino e atrativo”, destacou Teté Bezerra.

Para Marta Freitas, representante da Associação e presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, a ideia deste primeiro encontro na Embratur é “apresentar o trabalho exercido pela entidade e buscar viabilizar a divulgação das ações junto aos 20 receptivos que temos como associados”.

“Nunca podemos esquecer que, quando um cliente procura uma agência de viagens, ele está comprando uma expectativa e, invariavelmente, precisa de alguém para cuidar dele no destino, uma empresa organizada. Quem realiza e executa é o receptivo, que passa a ter um papel muito importante para a operadora de turismo e para a agência de viagem, que garantem qualidade no serviço prestado na ponta”, finalizou Marta.

Assessoria de Comunicação da Embratur