As melhores equipes escolares do Estado seguem viagem nesta terça-feira (10.09) para Palmas, no Estado do Tocantins, onde disputarão uma das etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação mato-grossense é composta por 140 pessoas, com 13 equipes de futsal, handebol, vôlei e basquete.

Cada modalidade esportiva conta com duas equipes masculinas e outras duas femininas, divididas ainda por faixa etária. Atletas de 12 a 14 anos, na categoria B e, de 15 a 17 anos, competem pela categoria A. Todas as equipes foram campeãs estaduais neste ano nos Jogos Escolares realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“Desejamos a nossos alunos-atletas uma excelente viagem, que aconteça tudo de bom no trajeto de ida e de volta. E que lá em Palmas, no período dos Jogos Escolares, cada um dos atletas e dos professores, que vão representar Mato Grosso, possam apresentar o seu melhor, independentemente dos resultados”, disse o titular da Secel, Allan Kardec.

Escolas públicas e particulares de vários municípios representam Mato Grosso na competição nacional. Para garantir a logística da longa viagem, os ônibus sairão de locais distintos do Estado.

O ginásio Aecim Tocantins será o principal ponto de partida, reunindo cinco equipes de Cuiabá e quatro de Sorriso, que seguem viagem em dois ônibus, às cinco e meia da manhã de terça-feira (10.09), em direção à capital tocantinense. Essa comitiva se encontrará com um terceiro ônibus, que levará as equipes escolares de Pedra Preta e Primavera do Leste, passando por último em Barra do Garças para transportar duas equipes da cidade.

De 11 a 15 de setembro, Mato Grosso compete na Regional Verde, em que também fazem parte mais oito Estados brasileiros – os sete da Região Norte, e o Distrito Federal. No início do mês, Cascavel (PR) recebeu outros oito Estados na disputa da Regional Amarela. E de 20 a 24 de setembro, os Estados da Regional Azul se enfrentam em Natal (RN).

As equipes campeãs e vice-campeãs de cada Regional são classificadas para a última etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude que será realizada em novembro, na cidade de Blumenau (SC). Outras três equipes mato-grossenses (de Cuiabá, Sorriso e Sinop) já garantiram vaga direta para a fase final na cidade catarinense por terem ficaram entre os cinco primeiros colocados na competição nacional no ano anterior.

Serviço

Saída de delegação mato-grossense para etapa nacional dos Jogos Escolares

Data e hora: terça-feira (10.09), às 5h30

Local: Ginásio Aecim Tocantins, Cuiabá

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT)