50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC) reúne especialistas de todo o país. Durante o evento, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia vai realizar treinamento da população geral no atendimento básico a paradas cardíacas

Os padrões de segurança e qualidade em Anestesia serão o foco central da 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC), que será sediada em Cuiabá (MT), nos dias 17 e 18 de agosto. O evento, organizado pela Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (Soma), será realizado no Hotel Deville e vai reunir os principais pesquisadores brasileiros na área. As inscrições podem ser feitas pelo sitehttps://www.somanestesia.org.br até o dia do evento.

O tema desta edição é “Anestesia segura” e os participantes terão acesso aos debates mais atuais sobre a especialidade. “Contar com uma anestesia segura e de qualidade é direito de todo paciente. Isso evita complicações graves em cirurgias e em procedimentos que exigem sedação. Por isso é extremamente importante manter os profissionais brasileiros sempre atualizados nos mais altos padrões daespecialidade“, explica Diogo Leite Sampaio, presidente da Soma.

Programação

50ª JABC conta com um round table pré-jornada sobre “Anestesia para Queimados”, com cinco mesas redondas sobre o assunto. A programação oficial da 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central começa com as discussões sobre proteção encefálica e, ainda no primeiro dia, debate questões relacionadas às vias aéreas, à segurança e qualidade em Anestesia e propõe reflexões sobre as lições médicas deixadas pela tragédia ocorrida na Boate Kiss, em 2013.

No segundo dia, os participantes poderão ampliar os conhecimentos sobre bloqueios; debater controvérsias da especialidade, como Anestesia Venosa versus Anestesia Inalatória em Neurocirurgia; conhecer mais sobre as inovações na área, como a anestesia para cirurgia robótica; e encerrar a jornada com as discussões sobre Anestesiologia Pediátrica.

Suporte à Vida

A 50ª JABC conta, ainda, com uma programação complementar, destinada para quem não tem formação em medicina. Na mesma data da jornada, no dia 16, será realizado o curso Salve uma Vida, ministrado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e destinado à população em geral.

A ideia é trazer conhecimentos sobre Suporte Básico à Vida, com técnicas de reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de parada cardiorrespiratória. Os interessados podem se inscrever pelo site https://portaldasoma.wixsite.com/50jabc/curso-salve-uma-vida.

Gestão Hospitalar  

Outro evento integra a programação da 50ª JABC. No sábado (17), o workshop Gestão Hospitalar abre as portas da jornada para profissionais de outras especialidades, que debatem: “Como o anestesista otimiza custos e impacta desfechos em procedimentos ambulatoriais”; “O papel do anestesiologista na qualidade hospitalar”; e “Otimização da Analgesia pós-operatória e o desfecho do paciente internado”.

Selo “Aqui Tem Sedação Segura”

A 50ª JABC marca, também, o lançamento do Selo Aqui Tem Sedação Segura”, criado pela Soma para auxiliar os pacientes na escolha de estabelecimentos de saúde que atendam aos critérios mínimos de segurança e qualidade em anestesiologia.

O Selo será oferecido gratuitamente a clínicas médicas do Mato Grosso que cumpram os requisitosmínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as diretrizes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e possuam um médico anestesiologista titulado durante os procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Os estabelecimentos médicos que se interessarem em obter o Selo Soma de Anestesia Segura podem entrar em contato com a entidade pelo email diretoria@somanestesia.org.br.

Mais informações sobre a 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central pelo emailcontato@somanestesia.org.br ou pelo telefone 65 3324-0044.

Da Assessoria