Uma homenagem aos 300 de Cuiabá arrecadará alimentos para a população carente na sexta-feira (15), no teatro Zulmira Canavarros, localizado na Assembleia Legislativa (AL/MT). A apresentação, que começa às 20H, é uma iniciativa do Instituto Fernando Pereira, por meio de sua Camerata de Concerto. Para ver a exibição, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Participações especiais do coral municipal da Capital, sob a regência de Carlos Taubaté, e da Orquestra Jovem de Nova Mutum, sob a regência de Edmar Nascimento, prometem emocionar o público. Os destaques do repertório, que será executado em dez apresentações, vão para peças como Mourão, por Guerra Peixe; Concertino 1972, por Ernest Mahle; Suíte São Paulo, de Gustav Holst; Romaria, por Renato Teixeira; Pout Pourri Cuiabano; Ai que saúde d’oce; Caçador de Mim; Casa de Bem Bem; A Lua e Eu Sou de Cuiabá.

Segundo o violinista e mestre em Música pela Academia Nacional da Bulgária, Fernando Pereira, a Camerata é o produto de excelência dos trabalhos de formação musical em cordas friccionadas do instituto que leva seu nome. “A Camerata é a celebração da música de concerto mato-grossense. Nasce da sua cultura regional, no diálogo entre o tradicional europeu e a espontaneidade mato-grossense”.

Produtor executivo de um projeto que levará a Camerata a fazer 11 apresentações em Cuiabá e quatro no interior só este ano, Guilherme Chaves destaca que desde 2015 a Camerata vem apresentando espetáculos e oficinas musicais em MT. “Assim, vem popularizando repertórios, formando plateias e capacitando artistas para a cadeia produtiva na música da região da baixada cuiabana e entorno, tornando o Instituto responsável pela formação dos maiores artistas nas cordas de arco no estado”.

Pereira ressalta que o projeto foca sempre na alta performance instrumental, dirigida ao mercado de orquestras e solistas. “A Camerata de Concerto possui uma programação que desde a sua fundação destaca-se por ser uma alternativa cultural, e local, de democratização da música. Com temáticas tais quais Sonata, Rapsódia, Serenatas e Paisagem Sonora, leva ao grande público conceitos da música tradicional de concerto ao universo do comum, sendo assim, ferramenta de acesso à arte de forma entretida e despretensiosa”.

Serviço

O que: Camerata de Concerto – Homenagem aos 300 anos de Cuiabá

Onde: Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa (AL).

Quando: sexta (15), às 20H.

Entrada: Dois quilos de alimentos não perecíveis.

Contato: Guilherme Chaves, (65) 99640-7713.