31/10/2017 – O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa neste final de semana. Neste momento, é importante driblar o nervosismo para dar espaço à responsabilidade e à organização. Afinal de contas, é necessário que os candidatos não se esqueçam de pequenos detalhes que podem contribuir com a confiança e tranquilidade no dia do exame.

Desde o surgimento do Enem no país, há quase vinte anos, os históricos casos sobre candidatos que perdem a hora, esquecem documentos ou até mesmo materiais obrigatórios para realização da prova voltam à tona para servir de alerta.

Pensando nisso, o SAS Plataforma de Educação preparou um “checklist” para ajudar os estudantes neste momento acadêmico tão importante.  A base de todas as dicas é tentar  deixar tudo o que for levar separado pelo menos um dia antes e, assim, evitar surpresas e atrasos.

Confira as dicas:

Cartão de Confirmação

É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve o cartão de confirmação da inscrição para eventuais consultas.

Documento de Identificação

O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (R.G.), de motorista, o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) não é aceito.

Caneta Preta

Leve uma ou duas canetas esferográficas, de tubo transparente, de cor preta. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.

Celular e outros itens tecnológicos não permitidos

O uso de celular é estritamente proibido durante a prova. Se você não puder deixá-lo em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.

Saia cedo de casa

Faça o percurso da sua casa até o local da prova para calcular quanto tempo leva para chegar. No dia do exame, saia mais cedo com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas.

Atenção aos horários de abertura e fechamento dos portões de acesso para não perder o exame.

Leve em consideração o horário de verão e os diferentes fusos no Brasil. É importante que os candidatos do exame saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão exame.

Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar

As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame.

Faça um último simulado

Aproveite a última semana para fazer simulados dos anos anteriores e já se habituar ao modelo de questões.

 

Fonte; Máquina Cohn & Wolfe