Estudantes da Escola Estadual Maria Auxiliadora, localizada no município de Alto Araguaia (a 415 quilômetros ao sul da Capital) utilizaram materiais recicláveis para a criação de duas obras de arte, uma retratando o símbolo salesiano e outra a imagem de Dom Bosco.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Jaine Aparecida Soares Ourives, para a realização dos trabalhos foram utilizados materiais como sacolas plásticas de supermercados, caixas de papelão, rótulos de refrigerante e até cascas de ovos. ”Tudo foi aproveitado na confecção das telas”, destaca.

A coordenadora lembra que o projeto teve dois objetivos: ter acesso ao conceito de arte e principalmente ter a consciência de preservar o meio ambiente.

Para a criação das telas, os alunos se inspiraram no documentário “Lixo Extraordinário”, apresentado no evento a “II Mostra de Cinema Educativo: interdisciplinaridade, cultura e cidadania por meio das lentes do cinema brasileiro”.

A mostra é uma ação realizada por meio da parceria entre o Projeto de Extensão Universitária Catis (Curso de Jornalismo – Alto Araguaia) e o “Grupo de Estudos Geração Polímata”, formado pelo técnico administrativo João José Alencar e os alunos do 9º ano, Vanderval Flávio Garcia Júnior e Júlia de Melo Roque.

A coordenadora acrescenta que as obras foram vistas por mais de 600 alunos nos dois turnos – matutino e vespertino. Cada turma foi levada até a quadra da escola para conhecer as obras. “Eles ficaram encantados. Toda a explicação sobre o trabalho, como a utilização dos materiais, foi feita pelos alunos e pelo técnico João Alencar, desde a inspiração, confecção e conscientização sobre o meio ambiente”, frisa.

 

Redação cuiabahoje

Por; Adilson Rosa | Seduc MT